Deus vê o quadro completo

Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração; ele fará tudo o que for da Minha vontade’
(Atos 13:22, NVI).

Alguma vez você já se perguntou por que Deus chama Davi  “homem segundo o Meu coração” (Atos 13:22), sendo que Davi cometeu um pecado tão grave ao cometer adultério com Bate-Seba?

Como pode Deus dizer isso de um homem que em um momento de sua vida caiu tão profundamente? Aqui está a resposta: Porque o propósito do coração de Davi sempre foi de servir a Deus. Que nem sempre conseguiu, é outra coisa. Porém a disposição do seu coração, seu desejo, sempre foi o de agradar a Deus.

E isso agradava a Deus. Por quê? Uma citação do livro Caminho a Cristo nos responde: “O caráter se da a conhecer, não pelas boas ou más obras que de vez em quando são executadas, mas pela tendência das palavras e dos atos habituais na vida diária”. 

Deus via a Davi com bons olhos, porque o coração de Davi não estava dividido. Pertencia a Deus. E esta é a excelente notícia: Deus se agradava do coração de Davi, não porque era perfeito ou porque nunca se equivocava. O amava porque a disposição, o desejo de seu coração estava sempre disposto a fazer o bem. E porque os atos habituais de sua vida eram retos.

O que a vida de Davi nos ensina é que quando Deus te olha, não se detém nos pontos obscuros de tua vida. Não concentra Sua atenção nas cicatrizes ou manchas que anunciam teu passado. Não. Para Ele esses atos isolados representam uma exceção, não a regra. Ele sabe que isso que aconteceu e do qual você se arrependeu, na realidade não tem nada que ver com tua pessoa. Deus vê o quadro completo. E ao ver tua vida em sua totalidade, observa que a tendência, a disposição de teu coração, é para o que é bom.

Deus aprecia teus melhores esforços para fazer o bem. E também entende que és humano, sujeito a cometer erros e ainda pecar. Por isso está mais disposto a te receber com Seus braços abertos quando, depois de ter caído, O buscas com coração arrependido.

Obrigado, Pai amado, porque não te concentras no mal que cometi, e sim na tendência de meus pensamentos.

(Traduzido por Adriana Vaz de Meditaciones Matutinas para jóvenesDímelo de frente, por Fernando Zabala)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...