Não desista dos seus sonhos!



























Gênesis 37-45
 O nome de José em hebraico 'Yoseph', significa que Ele (Deus) adiciona (filhos). Primeiro filho de Raquel (Gn 30.24) e o preferido do pai Jacó. Depois de vendido como escravo pelos irmãos para o Egito, foi injustamente acusado e posteriormente elevado ao posto de governador. Foi instrumento de Deus para a preservação da vida do seu povo. Morreu aos 110 anos e foi embalsamado segundo o costume dos egípcios. Teve dois filhos Efraim e Manassés, cujas tribos também são conhecidas por "casa de José". Recebeu a benção de Jacó(Gn 49.22-26) e Moisés (Dt 33.13-16).


I. OS CAMINHOS PELOS QUAIS JOSÉ PASSOU:

1. Da casa do pai à cisterna (Gn. 37:1-24);

2. Da cisterna ao mercado de escravos (Gn. 37:24-28);

3. Do mercado de escravos ao serviço na casa de Potifar (Gn. 37:28-36);

4. Do escravo livre ao escravo e prisioneiro (Gn. 39:1-20);

5. De prisioneiro à governador (Gn 40:1-41:41).

II. LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM JOSÉ...
1. Não existe terreno estéril quando é Deus quem planta.
a) Plantado na casa de Potifar;
b) Plantado no cárcere;
c) Plantado no Palácio.

2. Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito Santo que faz o ambiente.
a) Vendo Potifar que o Senhor era com Ele... No trabalho, na escola, na sociedade, o mundo precisa ver marcas de Deus em nós (Gn. 39:3).
b) Influenciando e não sendo influenciado (Gn. 39:7,8).
c) A expectativa de Deus a nosso respeito no mundo. José sabia que Deus esperava muito dele (Gn. 39:9).

3. Não basta sonhar (Gn. 37:19), é preciso não desistir dos sonhos.
Entre sonhar e a realização deste sonho, existem caminhos de provas a serem percorridos, onde etapas não podem ser queimadas. Caminhos pelos quais José passou:
a) Ele passou pelo caminho da perseguição dentro da própria casa. (Os maiores desafios são os enfrentados dentro da própria casa Gn 37:8)
b) Ele passou pelo caminho da traição em família. (Foi tratado como coisa Gn. 37:27)
c) Ele passou pelo caminho da tentação no trabalho. (no melhor momento de sua vida na casa de Potifar, enfrentou a mais perigosa armadilha do diabo Gn. 39:7)
d) Ele passou pelo caminho da calúnia. (Foi para o cárcere sem dever Gn. 39:14)
e) Ele passou pelo caminho da ingratidão (Foi esquecido pelo amigo Gn. 40:32).
 
4. Como dar fruto onde Deus plantar, influenciar e não ser influenciado e vencer provas sem queimar etapas.

* Não desista dos seus sonhos. Determinação e persistência são as marcas dos campeões. José não desistiu, mas lutou até o fim.

* Viva acima da mediocridade, não aceite ser nivelado por baixo. Onde José chegava, era posto em lugar de excelência: na casa de Potifar como mordomo-mor (chefe dos escravos, no meio dos escravos), no cárcere, teve a confiança do carcereiro (chefe dos presos, mesmo no presídio).

Viva de tal forma que seus caluniadores e críticos passem por mentirosos. Certamente, Potifar não acreditou em sua mulher. Julgou José apenas para manter sua imagem pública. Se realmente ele tivesse acreditado teria mandado matá-lo, o costume normal da época.

Não negocie princípios, honre o nome de Deus e Deus o honrará. José estava numa excelente posição na casa de Potifar. Era administrador de tudo o que ele possuía e ainda podia ter a chance de se deitar com a própria mulher dele (deveria ser linda, já que os comandantes tinham direito de escolherem as mulheres que desejavam). Porém não negociou os princípios de Deus que tinha no coração.

Não aceite o ódio definitivo e fatal. José foi odiado em casa, mas Deus mudou a sua história, e aqueles que o odiaram, se reconciliaram e foram recebidos com amor. Deus tem poder para mudar vidas!

Não desperdice, não brinque com as oportunidades que Deus lhe dá. Na prisão, José aproveitou a oportunidade da saída do mordomo de faraó e pediu que se lembrasse dele. Quando faraó ofereceu um alto cargo a José, ele não vacilou.

Nunca se esqueça, Deus está no controle (Gn. 50:20). José entendeu que em toda a sua trajetória de vida, estavam as mãos de Deus lhe dirigindo.


Mantenha o coração protegido com a graça do perdão (Gn. 50:17-21).

Josué Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...