Aprendendo a Ceder

Entra em acordo sem demora com o teu adversário. Mateus 5:25

Há três maneiras de encerrar uma discussão.

1. Resolva tudo do seu jeito. Seu oponente perde tudo; você ganha.
2. Faça tudo do jeito do seu oponente. Você abre mão de tudo; ele ganha.
3. Faça concessões. Você cede um pouquinho; ele cede um pouquinho; vocês dois saem ganhando!

O adolescente Andrew
Carnegie escolheu a solução conciliatória. A discussão era entre Davi, Roberto e Andrew, os três garotos mensageiros do Telégrafo de Pittsburgh. O problema dizia respeito aos dez centavos que lhes era permitido cobrar pela entrega de telegramas em endereços além de certo limite de distância.

Cada um dos três queria sua justa participação no dinheiro obtido com essas entregas. Ficara estabelecido que a entrega desse tipo de mensagens seria feita por rodízio. Mas isso nem sempre funcionava. Por exemplo, na vez de Roberto fazer a entrega, ele e Andrew poderiam ter ido entregar telegramas em outro lugar. E assim Davi levava a mensagem.

– Você já entregou da última vez! – reclamou Roberto. – Deveria ter dado a moeda de dez centavos para mim, já que era minha vez de ser o mensageiro.

– Não foi culpa minha que você não estava aqui! – argumentou Davi. – Eu estava. Fui fazer a entrega. O dinheiro é meu!

– Mas não é justo, de jeito nenhum! – contrariou Roberto. – Como se sentiria se você perdesse a sua vez e não pudesse fazer nada?

– Seria azar meu, só isso – disse Davi, encolhendo os ombros.

– Tenho uma 
ideia melhor – sugeriu Andrew. – Por que não juntamos todo o dinheiro dessas mensagens especiais? Recolhemos o dinheiro por uma semana e depois dividimos igualmente por três. O que é que vocês acham?

– Ótimo! – concordaram Davi e Roberto. – Você vai ser o tesoureiro.

O plano agradou aos três meninos e funcionou bem. As discussões sobre a vez de cada um acabaram. Os meninos eram bons amigos de novo.

Andrew 
Carnegie nunca se esqueceu daquela lição sobre cooperação e acordo. Anos mais tarde, ele se tornou um homem muito rico. Cria que podia atribuir boa parte de seu sucesso ao fato de ter aprendido a procurar soluções conciliatórias com as pessoas.

Mantendo a Amizade
Aqueles que desejam conservar seus amigos precisam aprender a ceder e colaborar, em vez de brigar.
(Inspiração Juvenil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...