DURMA MAIS!


O sono é algo muito precioso e infelizmente as pessoas estão se esquecendo disso. Muitos preferem realizar trabalhos acadêmicos ou profissionais, ficam na internet conversando com os amigos, assistem filmes ou seriados, ou simplesmente não conseguem dormir (sofrem de insônia). O problema é que as consequências de uma noite mal dormida pode ser de curto ou a longo prazo.


Segundo a Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, especialista em Endocrinologia e Metabologia, os riscos provocados pela falta de sono a curto prazo são: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Já os provocados pela falta de sono a longo prazo são: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.
(
http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html)

Quantas horas de sono o ser humano precisa? É a pergunta que não quer calar. Segundo a Dra. 
Regeane essa necessidade é uma característica individual. "A média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadas, além de terem comprometimento de seu crescimento (devido ao problema da diminuição do hormônio do crescimento, que durante a noite), do aprendizado e da concentração", descreve a especialista em seu site.

Conselhos para Dormir Melhor:

1. À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades.

2. Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").

3. Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.

4. Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro.

5. Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã.

6. Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama.

7. Procure usar colchões confortáveis e silenciosos.

8. Tire da cabeceira o telefone celular e relógios.

9. Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir.

10. Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.
(treinar.org)
"Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma" (III João 1:2).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...