Tratado de Amizade


Se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Mateus 5:46

Muitos colonos brancos evitavam os índios por medo. Outros vinham com armas e balas de canhão, mas não estavam à altura dos bravos guerreiros da floresta. William Penn e os colonizadores
quacres escolheram uma tática diferente. Apresentaram-se diante dos índios como iguais, procurando sua amizade e compreensão.

Num dia de outono de 1682, um simpático chefe indígena sentou-se com seus guerreiros sob uma grande árvore às margens do rio
Delaware. Com eles, sentou-se William Penn, líder de um grupo de colonizadores brancos. Depois de ter sido passado o cachimbo da paz, o chefe convidou William Penn a falar.


– Meu povo e o povo de vocês têm aparência diferente, mas todos somos filhos do Grande Espírito, que deseja que convivamos em paz – começou Penn. – Estamos aqui sem armas de fogo ou espadas, apenas com boa vontade e amor no coração. Vim para oferecer-lhes um Tratado de Amizade.

Esse acordo propunha que os índios e os colonizadores vivessem juntos como irmãos. Os caminhos da floresta deviam estar abertos e livres para todos. As portas dos brancos estariam abertas para os índios, e as barracas destes estariam abertas para os brancos. O tratado propunha que não dessem crédito a falsos relatórios um contra o outro, mas que investigassem cuidadosamente para ver se as acusações eram verdadeiras. Ninguém deveria vingar-se por algum dano causado. Ao invés disso, prometeriam levar suas queixas a um conselho de 12 homens honestos, que declarariam justiça. Todos os danos seriam então sepultados num abismo sem fundo.

O chefe indígena deu um passo à frente e segurou a mão de William Penn. Assim o Tratado da Amizade foi ratificado sob a grande árvore, na presença de testemunhas dos dois grupos. Durante muitos anos, os colonizadores e os índios viveram juntos em fraternidade e paz.

Está sendo necessário um Tratado de Amizade em sua escola? Em sua igreja? Em sua comunidade?

Mantendo a Amizade
A luta e a fuga são desnecessárias na presença do amor. O amor pode aproximar pessoas diferentes e descobrir o caminho da amizade.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...