O Sol do Mundo


E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. Gênesis 3:20

Sun Yat-sen, fundador da República Chinesa, visitava os Estados Unidos para angariar dinheiro para a revolução que estava liderando contra os manchus.

Enquanto se encontrava em
Denver, Colorado, ficou no hotel Brown Palace. Naquela noite, não conseguiu dormir. Pouco antes do amanhecer, levantou-se e ficou olhando pela janela de seu quarto do hotel. De repente, um grande Sol redondo surgiu acima do horizonte, incendiando o céu.


“Ah, como isso é parecido com a China!” refletiu ele. “Quantas vezes vi esse Sol aparecer em minha pátria. Aqui é a mesma coisa!” Uma onda de saudade o dominou. E então um pensamento repentino fez com que ele gritasse: “Esse é o Sol da China!”

Depois teve um novo pensamento, que sobrepujou o primeiro. “Esse não é o Sol da China. É o Sol do mundo!”

Mais tarde, Sun 
Yat-sen contou a um repórter: “Tive uma visão repentina de que o Sol pertence ao mundo inteiro. Aquele não era apenas o Sol da China – era o Sol até mesmo do Japão. Era da Rússia, da América do Sul, da Europa. Era o Sol da Turquia. Era o Sol do mundo todo!”

A partir daquele momento, Sun 
Yat-sen começou a considerar-se um cidadão do mundo, e não apenas da China. Pela primeira vez, sentiu sua relação com todas as outras pessoas do planeta.

Sim, todos nós estamos ligados, se voltarmos suficientemente para trás. Meus antepassados vieram da Inglaterra e Holanda para os Estados Unidos há uns 300 anos. Se você e eu pudéssemos acompanhar nossa linhagem, retrocedendo alguns milhares de anos, em algum ponto minha linha familiar se fundiria com a sua. Seríamos parentes.

Se os seus antepassados vieram da Europa, não demoraria tanto para descobrir nossa conexão como no caso dos maoris da Nova Zelândia, dos 
nagas do norte da Índia ou dos mandarins da China. Mas finalmente, lá atrás, todas as linhagens acabam por reunir-se – na mamãe Eva.

Escolhendo Amigos

Somos todos um povo só, vivendo num planeta, com uma origem comum. O mesmo Sol brilha sobre nós todos os dias; a mesma Lua, à noite. Por que não sermos amigos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...