No passado os homens podiam ter mais de uma mulher? E hoje não?


Não era permitido por Deus que os homens tivessem mais de uma mulher. Desde o princípio, Deus já tinha dito para “não adulterarmos” (Êxodo 20:14).

Se analisarmos com diligente estudo a Palavra de Deus, veremos que o Senhor nunca aprovou a poligamia. Em Levítico 18:18 Deus diz: “E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez”. Em Deuteronômio continua: “Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie…” (Deuteronômio 17:17- leia também Deuteronômio 22:19 e 29).

A experiência de ter o coração desviado de Deus por ter tido mais de uma mulher cumpriu-se na vida de Salomão. Veja o que registra o primeiro livro de Reis 11:1-4: “Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai”.

Outros grandes homens da Bíblia caíram por causa da prática da poligamia. São eles: Davi (II Samuel, capítulos 11 e 12). Sansão (Juízes, capítulo 16). Isto nos mostra que a poligamia nunca foi uma coisa boa e que não era da vontade de Deus que tal coisa se propagasse; mas infelizmente, aconteceu.

O plano de Deus sempre foi que o homem tivesse uma companheira; isto é bem claro episódio de Gênesis, quando Deus criou a mulher – ele fez uma esposa para Adão e não duas, três, etc.

Depois de analisar as Escrituras com reverência e atenção, concluímos que o povo antigo praticava a poligamia porque queria, e não porque Deus permitisse. No Antigo Testamento temos diversos textos que nos mostram que desde aquela época o Senhor queria que o homem fosse marido de uma só mulher. Essas experiências servem de advertência para nós. Nunca devemos desobedecer a Deus quando ele diz que devemos ter uma esposa somente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...