Antes do pôr-do-sol


Uma das leis a que o povo de Israel estava sujeito dizia assim: “Se você receber a capa do seu vizinho como garantia de uma dívida, devolva-a antes que anoiteça, pois a capa é a única coisa que ele tem com que se cobrir quando dorme, para esquentar o corpo” (Êx 22.26-27, BLH). 


Muitas de suas obrigações têm de ser feitas antes do pôr-do-sol, por razões óbvias. Uma delas é para que você tenha uma noite tranquila, sem remorso, sem sentimento de culpa, a exemplo do salmista: “Em paz me deito e logo pego no sono” (Sl 4.8). Outra é porque o dia seguinte começa ao pôr-do-sol do dia anterior, quando o sol já fez todo o seu percurso e se põe no horizonte (Sl 19.6). É muito saudável começar o novo dia de bem com os homens e de bem com Deus. A terceira razão é porque logo após o pôr-do-sol e antes do próximo levantar-do-sol, pode eventualmente ocorrer o seu desenlace fatal, como aconteceu com aquele homem rico ao qual se disse: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma” (Lc 12.20). 

Quantas coisas você tem a fazer antes de cada pôr-do-sol! Veja esta lista não enfadonha: agradeça a Deus as bênçãos do dia findo, derrame perante Ele qualquer tristeza ou preocupação, entregue aos seus cuidados todos os seus queridos, reafirme a sua confiança em Deus, confesse qualquer falta de conformidade com a lei de Deus e renove os seus votos de fidelidade ao Senhor. Depois durma a noite toda o sono dos justos!

Para completar essa lista é necessário trazer à memória a recomendação bíblica: “O sol não se ponha enquanto vocês estiverem irados” (
Ef 4.26, NVI). A ira, a revolta, a zanga, a briga e o ódio têm de acabar junto com a luz do sol!

Deus o abençoe!


(Ultimato - com pequenas adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...