O Homem da Lanterna

Observaste o Meu servo ? […] homem íntegro e reto […] Ele conserva a sua integridade. 2:3 


Um homem idoso e descalço, vestindo uma longa túnica, andava pelas ruas de Atenas, antiga capital da Grécia. Carregava na mão uma lâmpada e parecia estar procurando algo. Esse fato teria sido muito comum se tivesse ocorrido à noite, mas aconteceu em plena luz do dia, enquanto o sol brilhava com toda a sua força.

As pessoas começaram a observar Diógenes, o velho filósofo, com ar de diversão. Apontavam para ele e riam, enquanto ele andava pela rua como se fosse meia-noite, e não meio-dia. Alguns balançavam a cabeça, como se dissessem: “Pobre velho, não distingue a luz do dia das trevas. Deve estar faltando algum parafuso na cabeça dele.”

Querendo saber o que Diógenes estaria procurando, uma multidão começou a segui-lo rua afora. Ele parou e segurou a lâmpada perto do rosto da primeira pessoa, e depois de outra, perscrutando-lhes a face cuidadosamente.

– O que é que você está procurando, Diógenes? – perguntou alguém afinal.

– Um homem honesto – respondeu Diógenes, enquanto continuava seu caminho. Segundo a lenda, Diógenes nunca encontrou o que procurava.

Encontraria Diógenes uma pessoa honesta se começasse a andar pelas ruas de sua cidade, as salas de sua escola ou os corredores de sua igreja? Se ele encontrasse uma pessoa honesta, como seria ela?

O dicionário diz que tal pessoa seria respeitável, honrada, alguém que não mente, engana ou furta. Essa pessoa revelaria justiça e sinceridade. Seria o que aparenta ser – genuína e autêntica. Seria uma pessoa íntegra como , o amigo de Deus.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que três em cada cinco pessoas acham que não há problema em mentir. Certamente não é fácil ser honesto e verdadeiro o tempo todo num relacionamento. Mas é ainda mais doloroso confiar em alguém e depois descobrir que a pessoa anda mentindo.

Os estudos mostram que a desonestidade é uma das principais causas do fracasso dos relacionamentos. Leva famílias a se desfazerem, negócios a se dissolverem e amizades a evaporarem.


Sendo Amigos

Um relacionamento saudável e duradouro tem sua base na honestidade e na verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...