Como derrubar sua casa


Esta pode parecer uma maneira negativa de abordar este assunto, porém é necessário que saibamos reconhecer os sinais do perigo que nos ronda. Em Provérbios 31, temos uma descrição da mulher virtuosa. Encontramos ali, ao menos cinco atitudes que podem destruir o lar.

Veja quais são elas:

1 – Desconfiança – Provérbios 31:11: Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela era cuidadosa, fiel e leal – justamente por ser assim, ela merecia a confiança do seu marido.

2 – Ser indulgente com o pecado – Provérbios 31.12: Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Em Gálatas 5. 19-21, temos uma lista das obras da carne… inimizade, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja… O alvo da mulher virtuosa é fazer o bem e não o mal todos os dias de sua vida.

3 – Egoísmo – Provérbios 31:20: Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Podemos perceber que ela se preocupa com seu marido, seus filhos, empregado, e também com as pessoas carentes. Ela era altruísta. O altruísmo é um alvo para ser aprendido e desenvolvido em família. O egoísmo é responsável por inúmeros problemas no lar.

4 – Preguiça – Provérbios 31.27: Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar para a preguiça. Diariamente ela se levanta muito cedo, pois: Antes de clarear o dia ela se levanta – e ia dormir tarde -… a sua lâmpada fica acesa durante a noite (v. 18). Provérbios 6.6 apresenta uma forte exortação ao preguiçoso: Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!

5 – Insensatez – Provérbios 31.26: Fala com sabedoria e ensina com amor. Como lemos em Provérbios 14.1: A mulher sábia edifica sua casa… a insensata derruba a casa. A mulher cristã sabe que a sabedoria do mundo é loucura para Deus (1 Coríntios 1.20).

Ela fala com sabedoria porque teme ao Senhor e medita na sua Palavra, sempre atenta contra tudo aquilo que possa derrubar sua casa.

Você está construindo o seu lar ou destruindo-o?

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...