O QUE FAZER?


Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça, repreende o sábio, e ele te amará. Prov. 9:8.

O que fazer com o filho rebelde que desrespeita os pais e menospreza seus conselhos? Como iniciar uma conversa com alguém que não quer ouvir? Que tipo de ajuda se pode dar ao escarnecedor?

O conselho bíblico de hoje é incisivo: “Não o repreendas.” “Deixa-o seguir o seu caminho.” Mas a Bíblia não afirma que Deus está sempre chamando e esperando o retorno do filho rebelde?

A razão pela qual Salomão aconselha a não repreender o escarnecedor, é que o escarnecedor perdeu a noção do certo e do errado. O verbo repreender, yakaj em hebraico, envolve juízo de valores. Literalmente, Salomão está afirmando: “Não digas ao escarnecedor o que é certo ou errado”, porque ele não tem mais capacidade de distinguir o bem do mal. Como pode um homem que perdeu o paladar saber o que é doce ou salgado?


Chega um ponto em que ajudar o escarnecedor só causa aborrecimento. A pessoa não quer ouvir e reage com agressividade ou indiferença. Nesses casos, o melhor caminho é a oração. A oração nunca falha. Enquanto você ora, Deus continua trabalhando no coração do pecador impenitente.

Um dia, Jesus disse: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” Mat. 7:6. Jesus estava confirmando o conselho de Salomão. Insistir em ajudar alguém que não quer ser ajudado é correr o risco de acabar dilacerado. Todos saem perdendo.

O que você pode fazer pelo ser amado que não quer ouvir conselhos? Apenas ame-o. Mostre-lhe que você está ao seu lado. Ele pode não concordar com sua maneira de pensar e de agir, mas você está presente, pronto a estender-lhe a mão na hora em que ele precisar.

Amar em silêncio é a melhor maneira de conquistar um coração rebelde. Ninguém resiste ao argumento do amor. Palavras fazem muito barulho e dizem pouca coisa. O amor é como espada afiada que penetra a alma.

Faça de hoje um dia de amor e de compreensão. Use-o para a oração intercessória. Coloque diante de Deus o nome de alguma pessoa que você ama e que não se deixa ajudar, mas não se esqueça do conselho: “Não repreendas o escarnecedor para que não te aborreça, repreende o sábio e ele te amará.” 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...