GUARDA O TEU CORAÇÃO

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Prov. 4:23. 

A discussão daquele casal na porta do avião chamou a atenção de todos os passageiros. Ninguém entendia nada. Eles discutiam em espanhol, em pleno aeroporto de Sheremetevo, em Moscou. Quase partiram para a agressão. O curioso é que eles apresentaram os documentos no setor de migrações. Foi no curto percurso até o avião que os passaportes desapareceram. Resultado: Não puderam embarcar e o vôo saiu atrasado. Um passaporte mal guardado criou tanto tumulto, demora e prejuízo. 

O provérbio de hoje diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração.” O coração é vital. A vida termina quando ele pára de bater. Mas não é do aspecto físico que o texto trata, é do coração como a fonte dos valores. Uma vida sem valores é uma vida sem sentido. Quando o coração está enfermo, seus valores são enfermos. Inverte-se tudo e tenta-se justificar as atitudes mais absurdas.

Todos os dias, peço a Deus para guardar o meu coração, porque sinto os ataques do inimigo para poluir a fonte de minha alma. Confesso que alguma vez fraquejei e o meu coração foi atingido. Senti minha vida escapar e me vi lutando, sem forças, para permanecer em pé. Nessas horas, como é bom saber que quem guarda o coração é Deus. Sem Ele, a autodisciplina, a cultura, o domínio próprio e o moralismo não conseguem defender a cidadela interior. E de que vale fingir que tudo anda bem, fazer de conta que sou bom, se lá dentro as águas estão envenenadas?

Naquele dia, o vôo da
Air France, de Moscou para Paris, partiu sem dois passageiros. Tinham feito o check-in, estavam com o cartão de embarque na mão, mas não tinham guardado os passaportes.

Tremo só de pensar que um dia o Senhor Jesus queira ver o passaporte do meu coração e eu descubra que não o guardei. Toda minha vida de atividades espirituais em favor de tanta gente terá sido em vão, ficarei com todas essas obras na mão, sem poder receber as boas-vindas de Jesus. Perdi o passaporte e também a viagem.

Antes de iniciar as atividades do dia, questione. Como está o seu coração? Quais são suas motivações? Está certo de que a medida que vai tomar hoje provém de um coração puro? “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”, ou da morte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...