Grandes Mulheres da Bíblia - Débora

"E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” Juízes 4:4



A Bíblia relata, de forma não muito demorada, um pouquinho da história de Débora. Contudo, este pouquinho é testemunho suficiente para as mulheres cristãs atuais.

No verso de Juízes 4:4 vemos que Débora era uma mulher casada, como muitas de nós, e que tinha duas funções importantes em Israel – profetisa e juíza. “Habitava em Israel uma mulher, famosa por sua religiosidade, e por meio dela o Senhor escolheu livrar o Seu povo.Seu nome era Débora. Era conhecida como profetisa, e na ausência dos costumeiros juízes, o povo se dirigia a ela em busca de conselho e justiça.
” E Recebereis Poder, p. 261.

Conhecemos bem, de acordo com os relatos Bíblicos, que a condição da mulher nos tempos antigos era bastante diferente da nossa condição atual. Débora, vivendo nesse período, foi um grande instrumento nas mãos de Deus! Prova de que o Senhor não valorizou as mulheres apenas no Novo Testamento, mas desde sempre olhou para elas com um olhar especial.

Débora recebeu instruções divinas e passou-as a
Baraque. No verso 8 do capítulo 4 de Juízes lemos: “Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.” Você consegue imaginar um homem dos tempos bíblicos dizendo isso a uma mulher?

O relato bíblico que temos sobre Débora é um relato de vitória. Mais do que uma vitória contra a opressão sofrida pelo povo de Israel, é um relato da vitória feminina sobre os estigmas. Nós, hoje, olhamos para as mulheres do passado e muitas vezes lamentamos sua condição. Nos esquecemos que condição alguma é barreira para sermos usadas por Deus.

Deus usou Débora para libertar Israel de uma condição opressora, e ao mesmo tempo usa sua história para nos mostrar que unidas a Ele estamos livres de opressões e estigmas que possam existir sobre nós. Uma mulher nas mãos de Deus é uma mulher valorizada, independente da época em que vive. Uma mulher nas mãos de Deus é mais corajosa que um homem, e é capaz de liderá-lo.

Não estou defendendo a revolução feminista. Nada disso! Quero apenas provocar a seguinte reflexão: Não importa o que o mundo pense sobre você, não importa se seu salário é menor que o do seu colega de trabalho só porque você é mulher, não importa o quando o mundo ainda nos oprima! Somos valiosíssimas nas mãos do Deus que nos criou!

Deus nos abençoe!

(Mulher Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...