Mandamentos Para Evitar Conflitos

Procure viver em paz com todos. Salmo 34:14 (A Bíblia Viva)

Como tem sido sua semana? Tem dado tudo certo para você? Nenhuma vez sentiu contrariedade, irritação, frustração ou raiva? A vida transcorreu completamente livre de conflitos?

Não? Então, boas-vindas à humanidade! Os pais podem aborrecer-nos; os professores, importunar-nos. Os amigos podem perturbar-nos; e os inimigos, perseguir-nos. Inevitavelmente, achamo-nos em conflito com as pessoas.

Pense em um conflito que você experimentou nos últimos dias. Feche os olhos por um momento e reviva a cena. Sua tática foi fugir, lutar ou enfrentar? Proferiu palavras zangadas que mais tarde lhe causaram arrependimento? Conservou todas as frustrações lá dentro, esperando que o conflito desaparecesse sozinho? Ou enfrentou o problema, lidando especificamente com ele?

Qual dos seguintes Dez Mandamentos para lidar com conflitos você guardou? Qual deles você transgrediu?


Dez Mandamentos Para Evitar Conflitos
1. Não lutarás com os punhos ou com palavras.
2. Não fugirás do conflito nem farás de conta que ele não existe.
3. Não porás a culpa do conflito em alguém, julgando-­lhe os motivos.
4. Não usarás palavras absolutas como “sempre” e “nunca” ao descrever o comportamento de uma pessoa.
5. Focaliza o problema, e não a pessoa.
6. Descreve brevemente o comportamento específico que te incomoda.
7. Descreve exatamente como te sentes com esse comportamento. Não digas que ele te enfurece, quando estás apenas contrariado.
8. Conta o efeito específico do comportamento sobre tua vida. Não enfrentes alguém só porque os gostos são diferentes, mas sim quando o comportamento em questão te afeta de maneira adversa.
9. Evita dizer à outra pessoa o que ela deve fazer para ajudar-te a resolver o problema.
10. Lida com um só conflito de cada vez. Não confundas as coisas, recordando todos os erros que a pessoa já cometeu no passado.


Mantendo a Amizade

Talvez não sejamos capazes de evitar um conflito, mas podemos escolher o modo de lidar com ele. O objetivo de aprender a lidar com os conflitos é que vivamos em paz com todos.

(Inspiração Juvenil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...