Proteja seus filhos do mundo virtual!


1 – Mantenha o computador em uma área comum da casa.

2 – Acompanhe a criança quando utilizar computadores de bibliotecas ou de
lan houses.

3 – Navegue algum tempo com a criança internauta. Da mesma forma que você ensina sobre o mundo real, guie-a no mundo virtual.


4 – Aprenda sobre os serviços utilizados pela criança, observe suas atividades na internet. Caso encontrem algum material ofensivo, explique o porquê da ofensa e o que pretende fazer sobre o fato.

5 – Denuncie qualquer atividade suspeita. Encoraje a criança a relatar atividades suspeitas, ou material indevido recebido.

6 – Caso suspeite que alguém está fazendo algo ilegal on-line, denuncie-o às autoridades policiais ou ao site http://nightangel.dpf.gov.br

7 – Estabeleça regras razoáveis para a criança. Discuta com ela as regras de uso da internet; coloque-as junto ao computador e observe se são seguidas. As regras devem, por exemplo, estabelecer limites sobre o tempo gasto na internet.

8 – Se necessário, opte por programas que filtram e bloqueiam às regras previamente estabelecidas.

9 – Monitore sua conta telefônica e o extrato de cartão de crédito. Para acessar sites adultos, o internauta precisa de um número do cartão de crédito e um modem pode ser usado para discar outros números, além do provedor de acesso à internet.

10 – Instrua a criança a nunca divulgar dados pessoais na internet. Por exemplo: nome, endereço, telefone, escola e o e-mail em locais públicos, como salas de bate-papo. É a versão moderna do “nunca fale com estranhos”. Recomende que a criança utilize apelidos, prática comum na internet e uma maneira de proteger informações pessoais.

11 – Conheça os amigos virtuais da criança. É possível estabelecer relações benéficas e duradouras na internet. Contudo, há muitas pessoas com más intenções, que tentarão levar vantagem sobre a criança.

12 – Cuide para que a criança não marque encontros com pessoas conhecidas através da internet, sem sua permissão. Caso permita o encontro, marque em local público e acompanhe a criança.

13 – Aprenda mais sobre a internet. Peça à criança que ensine a você o que sabe, e navegue de vez em quando.
(http://censura.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...