Maung Maung


O que despreza ao seu vizinho peca, mas o que se compadece dos pobres é feliz. Provérbios 14:21

Há mais de 60 anos, Albert Henderson, médico missionário na Birmânia (hoje chamada Myanmar), caminhava de volta para casa numa trilha da floresta. Junto ao tronco de uma figueira-brava, observou um homem deitado e aparentemente muito enfermo. Cheirava mal. Larvas rastejavam sobre suas feridas abertas.

Ajoelhando-se, Albert deu-lhe água e um pouco de arroz de seu próprio lanche.


– Como se chama? O que aconteceu? – perguntou o médico.
– Maung Maung – sussurrou o homem. – Trouxeram-me para morrer aqui.

– Não vou deixar que você morra! – disse Albert. – Vou buscar ajuda. – Correu e encontrou algo que servisse de maca, bem como alguns homens para transportarem o doente até o hospital.
Mas quando os auxiliares chegaram, evitaram olhar para aquele repulsivo e malcheiroso corpo de homem doente.

– Não, honrado senhor – disseram eles, virando-se. – Não nos faça tocar numa coisa dessas!

Albert baixou-se e ternamente colocou 
Maung Maung na maca. Os ajudantes então seguraram os suportes de bambu e levaram-no para o hospital. Durante muitas semanas, Albert cuidou de Maung Maung com ternura, até que suas feridas cicatrizaram e ele ficou forte outra vez.

Um ano depois, Albert ficou surpreso ao ser cumprimentado na clínica de uma aldeia por um homem que corria em sua direção, gritando:

– Graças a Deus! O senhor veio! Louvado seja Deus!

Aquele homem caiu de joelhos no chão, diante de Albert, inclinando o rosto até tocar a terra.

– Qual é o problema? – perguntou Albert. – Não está se sentindo bem, amigo? Coloque-se em pé e conte-me o que está acontecendo.

Quando o homem se pôs em pé, Albert viu o largo sorriso em seu rosto.

– Eu o conheço? Parece que lhe reconheço o rosto, mas não me lembro de seu nome.

– Sou 
Maung Maung, o mendigo que o senhor encontrou sob uma figueira-brava – disse ele. – O senhor não teve medo de tocar em mim. Curou-me e me tornou forte outra vez. Jamais me esquecerei. Dou graças a Deus todos os dias pelo senhor. Serei sempre seu amigo!

Escolhendo Amigos

A amizade é muitas vezes a bênção que recebemos quando ajudamos alguém necessitado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...