Os Amigos de Richard


Àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido. Lucas 12:48

Richard não era o tipo de pessoa que atraía amigos. Você também não esperaria que ele fosse amigo de alguém. Richard sofria de paralisia cerebral e tinha espasmos acentuados. Fazia caretas quando falava, e seu corpo se contorcia contra a vontade dele. Era o tipo de pessoa que a gente evitaria, se pudesse.

Richard vivera com esse grave distúrbio por 56 anos, incapaz de controlar seus músculos voluntários. Era um dos 5.000 pacientes atendidos em Bethel, na Alemanha – um lar para deficientes mentais, epiléticos e outras pessoas com sérias dificuldades.


Leo Bustad foi lá para uma visita, pois ouvira dizer que era “o lugar mais notável do mundo”. Foi lá que encontrou Richard e descobriu o poder transformador do amor em ação.

“Era difícil prestar atenção ao que ele dizia”, afirma Bustad, “mas uma das coisas mais importantes a aprender é ouvir as pessoas que não temos vontade de ouvir, de modo que me esforcei bastante.”

Richard interrogou Bustad, que era veterinário, acerca do tratamento de aves com asas quebradas e todo tipo de outros problemas relacionados com animais. Depois fez uma pergunta muito incomum:

– Há algum indiano trabalhando para você?

– Sim – respondeu Bustad, e mudou de assunto. Depois de sair do quarto de Richard, perguntou ao seu guia por que Richard havia inquirido acerca de indianos.

– É que Richard sustenta uma criança órfã na índia – respondeu o guia.

– O quê? – perguntou Bustad. – Você está dizendo que Richard manda dinheiro para sustentar uma criança na Índia?

– Exatamente.

– Mas como?

– Richard consegue controlar seu pé direito, e alguns anos atrás aprendeu a pintar com o pé – explicou o guia. – Usando espelhos, ele pinta quadros muito bonitos. Vendemos os quadros, e todo o dinheiro vai para o sustento dessa criança na Índia.

“É impossível esquecer Richard”, diz Bustad. “O fato de ele usar o pouco que tem para ajudar alguém necessitado me faz lembrar do seguinte: ‘O coração disposto encontra mil possibilidades; o coração indisposto encontra mil desculpas.’”


Escolhendo Amigos

Que desculpas tem você apresentado para manter certas pessoas distantes de sua vida? Se o seu coração estiver disposto, encontrará mil maneiras de fazer amizade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...