São Necessárias Duas Pessoas


Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Efésios 6:1

– Por que o papai está sempre bravo comigo? 
Por que eu? – choramingou Vitória, de 15 anos.

Sua mãe sentou-se na cama que Vitória ainda não tinha arrumado. Vitória deixou-se cair sentada ao lado dela.

– Seu pai não estava bravo. Ele fez um pedido razoável e você recusou-se a obedecer.

– Mas eu não queria fazer o que ele mandou – disse Vitória com a cara fechada.

– Isso foi óbvio – sorriu a mãe. – Mas antes mesmo de vir para a mesa, você já estava indignada com seu pai. Você apenas usou aquele incidente para tornar clara a sua contrariedade.


– Ele não se importa comigo – respondeu Vitória. – Não dedica nada de tempo para mim.

– Você não está sendo justa – argumentou a mãe. – Muitas vezes ele tentou conversar com você, e você não respondia. Para haver diálogo, são necessárias duas pessoas. Também são necessárias duas para haver um relacionamento. Você quer que seu pai faça tudo, enquanto você não faz nada.

– Papai me trata como criança, mas já cresci! – Vitória não queria ceder facilmente.

– Vitória, um adulto maduro nunca teria agido como você hoje de manhã – disse a mãe. – Mesmo que não seja mais uma criança, você deve respeito a seu pai. O quinto mandamento não coloca limite de idade para se honrar o pai.

– E daí?

– E daí eu sugiro a você que obedeça a seu pai não apenas por causa da autoridade dele. Em vez disso, obedeça porque o ama e quer vê-lo feliz.

– Como assim?

– Bem, não espere que ele sempre venha procurá-la para uma conversa. Mostre ao papai que está interessada nele, e se surpreenderá com os resultados.

– O que devo fazer a respeito de hoje de manhã?

– Acho que você pode descobrir por si mesma. – A mãe levantou-se e deixou Vitória sentada na cama.

Vitória foi para a escrivaninha, arrancou uma página do seu caderno de inglês e começou a escrever: “Querido papai, desculpe o que aconteceu hoje de manhã. Por favor, perdoe-­me. Gosto mesmo de você e vou tentar ser melhor. Com carinho, Vitória.”

Naquela noite, ela encontrou um bilhete sobre sua penteadeira. “Querida Vitória, muito obrigado, meu docinho. Também amo você! Papai.”


Escolhendo Amigos

Para haver amizade, são necessárias duas pessoas. Tem você feito sua parte para cultivar amizade com seus pais?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...