O Sermão da Montanha nos dá Luz para a Vida Diária


É incrível ver como a Bíblia nos traz dicas tão valiosas para a nossa vida diária. Inspire-se e viva melhor com estas reflexões sobre partes do sermão da montanha.

"Não existem muitos, mesmo entre educadores e estadistas, que compreendem as causas que estão subjacentes ao presente estado da sociedade. Aqueles que mantém as rédeas do governo não são aptos para solucionar o problema de corrupção moral, pobreza, indigência e aumento do crime. Eles estão lutando em vão para colocar as operações de negócios sobre uma base mais segura.
Se os homens dessem mais atenção aos ensinos da Palavra de Deus, eles encontrariam a solução para os problemas que causam perplexidade a eles. As Escrituras descrevem a condição do mundo justamente antes da segunda vinda de Cristo. Dos homens que por roubo e extorsão estão acumulando grandes riquezas, está escrito: "O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu." Tiago 5:3-6. (Testimonies, vol.9, 13.)

Um dos sinais do fim dos tempos é a confusão econômica, desemprego, exploração capitalista maligna, culto ao bens materiais como se fossem deuses, acúmulo de bens nas mãos de poucos, monopolização de poder. É triste, mas, no Sermão da Montanha (Mateus 5:3-12) Jesus falou coisas que nos dão consolo, conforto e esperança diante disto. Veja, em resumo, o sentido das palavras dEle neste sermão:

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus." Estes são os que estão conscientes de sua necessidade de mudança espiritual interior e procuram por isto ativamente.

"Bem-aventurados (felizes) os que choram, porque eles serão consolados." Estes são os que olham para si e ao verem a contaminação do caráter, choram, e suplicam a purificação do ser.

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." A sociedade está agressiva. Arrogantes egocêntricos abundam. Os mansos são os que, tendo consciência da sua fragilidade, contam com a força de Deus, se submetem a Ele, e abandonam toda prepotência pessoal.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos." Justiça aqui tem que ver com a percepção da necessidade de receber a justiça de Jesus Cristo, por ver que a própria não existe.

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia." Você age com misericórdia ou abusivamente na família, no trabalho, consigo mesmo? Feliz é ser misericordioso(a).

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus." Como ser limpo de coração? Recebendo a justiça de Jesus pela fé e obedecendo Sua Lei, os Dez Mandamentos conforme Êxodo capítulo 20.

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus." Você cria muita polêmica? É uma pessoa briguenta? Se lutar consigo para se tornar pacificador(a), a paz surgirá em seu coração.

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus." Está sendo perseguido injustamente? Jesus sofreu isto o tempo todo quando vivia aqui. Fale com Ele em oração sobre isto e Ele o(a) aliviará e colocará um limite para o mal.

"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." Ao seguir os passos do Deus Filho Jesus Cristo, teremos lutas, mas nele vencemos.

(Levi Zadok)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...