Um Coração Amigo


Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos. 1 Pedro 3:8

Helen LaMance era casada com um militar que fora enviado para a Alemanha. Instalaram-se numa casa pequena e Helen tentou adaptar-se à vida num país estrangeiro, onde as pessoas falavam outro idioma, comiam alimentos diferentes e tinham uma cultura diferente.

“Sinto tanta solidão”, pensou Helen certo dia, enquanto observava sua filhinha brincando no jardim. “Como eu queria estar em casa, onde as coisas são diferentes daqui e onde eu poderia ter amigas.”

Do outro lado da rua, morava uma jovem senhora alemã que tinha mais ou menos a idade de Helen. Um dia, Helen observou enquanto sua vizinha pendurava a roupa lavada no varal para secar ao sol do verão. A mulher sorriu para ela; Helen sorriu também.

“Que pena que ela é alemã”, pensou Helen. “Se fosse inglesa, poderíamos ser amigas.” Um dia solitário seguia-se ao outro. De vez em quando a mulher alemã sentava-se numa cadeira no gramado de sua casa e fazia tricô. Todos os dias ela sorria e acenava.

Então, certa manhã, quando Helen saiu para cuidar de sua pequenina que brincava, percebeu várias peças de roupa úmida no chão, no quintal de sua vizinha da frente. Ela atravessou a rua correndo e bateu à porta da casa da vizinha.

– Sua roupa – disse ela devagar, apontando. – Ficou suja! Vou ajudá-la a recolher as peças que caíram. – Depois de ajudar a recolher a roupa cheia de terra, Helen voltou para sua casa.

No dia seguinte, a senhora alemã bateu à porta da casa de Helen.

– Por favor, venha! – disse ela, apontando para o gramado de sua própria casa. Ali a vizinha tinha colocado uma mesa de jardim para duas pessoas. Havia xícaras, uma jarra de leite frio e uma torta de maçã. Passaram momentos muito agradáveis, apesar da diferença de idioma e cultura. Depois daquilo, passaram a encontrar-se quase diariamente. Que amizade linda fizeram!

Um dia, Helen relembrou o primeiro encontro das duas, quando as peças de roupa tinham caído ao chão.

Sua amiga riu e disse:

– Eu mesma coloquei as peças no chão. Queria tanto conversar com você! Parecia que você tinha um coração amigo!

Escolhendo Amigos

Um coração amigo é tudo de que precisamos para fazer amizade com pessoas de qualquer cultura. Existem pessoas de cultura diferente morando perto de você? Por que não escolher uma para ser sua amiga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...