O Desafio


Eis que tenho procedido como louco e errado excessivamente. 1 Samuel 26:21

– Você sabia que, se tiver 17 anos de idade, pode alistar-se na Marinha sem precisar da permissão de seus pais? – perguntou Luís.

– Mesmo? – surpreendeu-se Guilherme.

– É sim. E eu vou me alistar. Meus pais querem que eu espere três meses até minha formatura, mas a guerra está em andamento e quero ir agora. Dentro de três meses, já terei concluído o treinamento e saído para o mar. Vou fazer o alistamento amanhã.

– Que maravilha!

– Vá comigo, Guilherme. Vamos vencer a guerra juntos. Vai ser uma aventura!


– Achei que teria de esperar para ser recrutado ao completar os 18 anos – respondeu Guilherme.

– Isso é bobagem! – Luís começava a ficar zangado. – Se esperar os 18 anos, vão lhe dar os piores trabalhos. Se você se alistar agora, vai poder fazer aquilo que for da sua escolha. Eu vou trabalhar num porta-aviões.

– Parece emocionante – hesitou Guilherme. – Mas não gosto da ideia de não contar a meus pais. Além disso, só vou completar meus 17 anos daqui a três dias.

– OK, então eu espero os três dias para você ir comigo – concordou Luís. – Ou será que você está com medo?

– Não tenho medo nenhum! – negou Guilherme. – Aceito o desafio.

Durante três dias, Guilherme não conseguiu pensar em nada além do seu alistamento. Dizia consigo mesmo: “Eu deveria ter dito ‘não’. Isso é insensato. Não quero ir, e deixei Luís me enrolar. Estou assustado, mas não vou retroceder agora. Ele riria de mim.”

Finalmente chegou o momento de os dois amigos entrarem na agência dos correios e se dirigirem à sala onde a Marinha estava recebendo as inscrições. Preencheram alguns formulários e foram fazer os exames médicos. Guilherme foi chamado primeiro. Dentro de alguns minutos, estava diante do oficial e fez o juramento da Marinha. Depois, ficou esperando por Luís.

Luís saiu da sala furioso.

– Não passei nos exames médicos – disse ele. – Não vão me aceitar.

Dentro de alguns dias, Guilherme precisou partir. Muitas vezes, durante o treinamento, arrependeu-se da decisão de aceitar o desafio de Luís.


Escolhendo Amigos

Uma escolha apressada pode afetar a vida durante muitos anos. Pense antes de acompanhar um amigo por um caminho que você não quer trilhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...