Como devem se comportar os jovens nos dias de hoje?

“Alegra –te Jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista do teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.” (Eclesiaste 11:9)

A palavra de Deus diz no Salmo 127:3, que os filhos são herança do Senhor, cabe aos pais cuidar e educar seus filhos, de maneira que se tornem homens e mulheres cristãs, crescendo em lares cristãos na presença do Senhor.

Para falar dos jovens é necessário falar da família, onde tudo começa. Famílias bem estruturadas geram crianças educadas, que, futuramente se tornam jovens verdadeiramente cristãos.

Tudo o que você ensinar para seu filho quando criança, ele com certeza levará pelo resto da vida, então, seja um bom pai ou uma boa mãe, não dê maus exemplos para eles.


“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

É importante que os pais não discutam na frente dos filhos, porque os filhos observam o comportamento dos pais, e se os pais não observarem as leis de Deus como padrão para a criação dos filhos, com certeza, perderá o controle da situação.

Demonstre a eles o quanto você os ama, e se preocupa com sua salvação, faça o esforço que for preciso para levá-los a presença de Deus.

A oração de um justo pode e muito em seus efeitos!

Ore ao Senhor, interceda por eles, porque o adversário está ao nosso redor bramando como um leão, buscando a quem possa tragar.

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (1Pedro 5: 8-9)

Infelizmente, nos dias de hoje, as pessoas são bombardeadas pela a maioria dos veículos de comunicação, e se deparam, com uma enxurrada de pornografia em horário nobre, idolatrias, homosexualismo, prostituições e traições, trazendo de volta o espírito de Sodoma e Gomorra.

Os pais se perguntam:

Onde está o bom senso?

O que pode ser feito, já que para onde olham podem ver a face daquele que veio para matar roubar e destruir?

Então como manter os filhos longe do alcance de satanás?

Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu coração todos os dias da tua vida; porém as contarás a teus filhos, e aos filhos de teus filhos;” (Deuteronômio 4:9)

O Inimigo rouba as forças dos nossos jovens, frustra os seus sonhos, os seus projetos, e através do vício da bebida, do fumo e das drogas, coloca-os em um verdadeiro estado vexatório, primeiro ele ilude, engana, e depois os vomita quando não se tem mais valor, simplesmente, joga-os fora quando consegue roubar as suas almas.

Depois de enganado e tomado por uma profunda depressão, viciados em drogas e escravos da prostituição, muitos viram bandidos e até tentam o suicídio, pois seus valores estão totalmente destruídos.

Veja só que interessante, olha o que o profeta Isaías diz neste texto:

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridão luz, e da luz, escuridão, fazem do amargo doce e do doce, amargo!” (Isaías 5: 20)

Não deixe que seus filhos descubram o que é certo ou errado através do mundo, o comportamento de um filho perante a sociedade é reflexo do que ele aprendeu, se você não o ensinou corretamente, alguém com certeza irá ensinar, e provavelmente ensinará errado.

“Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.”
(I Corintios 15:33)

“Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.”
(II Corintios 6: 17-18)

Você mesmo pode ensinar isso a eles lendo as Sagradas Escrituras e mostrando quais são as conseqüências do pecado.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

Mantenha sempre a disciplina e o respeito, não deixe seu filho ser conflitante com você, não diga que você sabe mais do que ele, más mostre na Bíblia que Deus sabe mais do que todos nós, e esses ensinamentos não foi você quem os criou, más sim, Deus, que conhece todas as coisas, o nosso coração e os nossos pensamentos.

“Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4)

Conclusão: Apresente Jesus a seus filhos, o temor do SENHOR é o principio da sabedoria, deixe que Ele os guie por águas mansas e tranqüilas. Somente assim poderemos ter uma juventude sadia e abençoada na presença do Senhor.

Ed Cláudio M. Cruz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...