Os Pais Não São Perfeitos


Honra teu pai e tua mãe. Êxodo 20:12

– Bem, Sofia, o que a está preocupando? – O pastor Souza sorriu para a adolescente que estava sentada diante de sua escrivaninha.

– Deus espera mesmo que eu obedeça ao quinto mandamento? – perguntou ela. – Meu pai foi um bêbado que infernizou a nossa vida quando éramos crianças. Batia em nós e coisas assim. Depois, simplesmente foi embora e nos deixou há uns dois anos. Mamãe trabalha o tempo todo e grita bastante conosco. Ela me deixa muito chateada, pois nunca tem tempo para conversar comigo. No momento, não gosto muito de nenhum dos dois.



– Entendo – disse o pastor. – Mas, no quinto mandamento, Deus não acrescenta nenhuma qualificação do tipo “se eles forem pessoas agradáveis” ou “se eles não cometerem erros”. Deus simplesmente diz: “Honra a teu pai e a tua mãe.” Parece-me que Ele deseja que você os honre de qualquer jeito, a despeito da maneira como têm agido. Parece-me que esse é o seu dever como filha cristã. Entende o que quero dizer?


– Acho que sim – suspirou Sofia. – O problema é como honrá-los, quando não sinto vontade.


– Honrar significa agir com respeito e estima, o que não precisa incluir amizade. Mas também acho que se você pedir que Deus a ajude a perdoar-lhes e a respeitá-los apesar do modo como têm procedido, você poderá ver algumas coisas surpreendentes acontecendo! – sugeriu o pastor.


– Certo. Dê-me algumas
ideias – pediu Sofia. – Vou tentar.

– Pense nos seus pais como pessoas com seus próprios problemas e personalidades – começou o pastor Souza. – Você conhece bem mesmo a sua mãe? De que ela gosta ou de que não gosta? Em que atividades ela se envolve com prazer? Quais são suas esperanças e ambições? O que a faz rir e chorar? Como poderia ajudar sua mãe, Sofia, a desfrutar mais a vida? Quanto tempo faz que você não a elogia? Pense em algo divertido para vocês duas fazerem juntas. Você poderia sacrificar um pouco de seu tempo ou dos seus projetos pessoais nesta semana, para fazer algo que torne mais fácil a vida dela? Quanto tempo faz que você se sentou para ouvir o que sua mãe tem a dizer?



Escolhendo Amigos

O que poderia você fazer para melhorar o relacionamento com seu pai e sua mãe? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...