Oscar Tinha Medo


E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. 1 Coríntios 2:3

Paulo, o autor dessas palavras, teria compreendido os sentimentos de Oscar na noite em que ele quis ficar com seu amigo Ernesto.
A mãe de Ernesto havia falecido. Oscar, seu amigo por 30 anos, desejava acompanhá-lo no velório. Estava decidido a ir, mas por dentro tremia só de pensar.

O problema consistia em que Oscar era negro e Ernesto era branco. A cidade de Boston havia sido palco de lutas raciais em 1975.


Brancos atacavam negros e os negros revidavam. Não era seguro que um negro fosse a um bairro de brancos à noite.

“Preciso ir; Ernesto é meu amigo”, disse Oscar a sua esposa. “É o mínimo que posso fazer.”

Já estava anoitecendo quando Oscar chegou à capela do velório. O estacionamento estava cheio. Precisou ir a quatro quarteirões de distância para encontrar um lugar. Caminhou então de volta nas sombras que se adensavam, entre grupos de adolescentes brancos que olhavam fixamente para ele.

“Será que vão atacar?” pensou Oscar, caminhando rapidamente e permanecendo alerta ao menor sinal de perigo. Ouviu passos atrás de si. Caminhou mais rápido. Os passos também se apressaram. O coração de Oscar batia com força. Sentiu-se encurralado. Que deveria fazer se fosse atacado?

As passadas aumentaram a velocidade. Um adolescente passou por ele correndo e atravessou a rua para juntar-se aos seus amigos. Oscar sentiu-se enfraquecido por causa do medo, mas conseguiu entrar na sala do funeral.

Oscar era o único negro ali. Ernesto foi diretamente a ele, jogando os braços ao redor de seus ombros. Lágrimas lhe corriam pelo rosto enquanto ele dizia: “Orei para que você viesse, Oscar.”

A multidão ali reunida deve ter-se admirado da surpreendente amizade entre homens de etnias diferentes. Provavelmente ninguém soubesse o que aqueles dois amigos haviam passado juntos. Provavelmente não compreendessem que a amizade não é questão de etnias, cor ou cultura; é uma questão do coração.


Escolhendo Amigos

O amor tem o poder de vencer barreiras de etnia, cor e cultura. Dê uma chance à amizade. Você nunca sabe quão surpreendentes podem ser os resultados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...